Qual são os alimentos sem leite que possuem cálcio

Qual são os alimentos sem leite que possuem cálcio

Quandos nós falamos mais especificamente de cálcio, quase que automaticamente nos lembramos do leite. Falei dele no artigo anterior, inclusive.

O leite é citado como o principal alimento que contém cálcio não só pela sua comodidade, mas por conta da sua alta concentração do mineral em sua composição. Porém, todos nós sabemos que existem pessoas que possuem alergia ou intolerância à lactose. Para tais pessoas, fiquem tranquilos: existem alimentos que possuem cálcio que não estão associados ao leite.

Para começar te ajudando ainda mais, veja este vídeo sobre os melhores alimentos ótimos para a sua dieta sem lactose:

Pronto para anotar?

  •         Brócolis

Este alimento, cru, possui cerca de 400 mg de cálcio junto a quase cem gramas. Sei que parece pouco mas, ao ser consumido de maneira certa, pode impedir os problemas de tireoide, evitando até quadros mais graves de hipotireodismo. É por conta disso que vamos recomendar o consumo do brócolis de maneira cozida ou no vapor.

Quando você começar o seu processo de cozimento, mesmo que ele perca metade da sua quantidade inicial de cálcio, você ainda consegue consumir outros nutrientes como os antioxidantes, fibras e vitaminas A e C;

  •         Tofu

Sei que não é um alimento tão fácil de achar e preparar, mas o tofu pode ser um concorrente direto ao leite: para você ter uma ideia, tanto um quanto o outro conseguem conter até 100 mg de cálcio em sua composição. Em alguns casos, o tofu pode até superá-lo. No entanto, imagine que nós absorvemos muito melhor o cálcio dos alimentos de origem animal quando eles são de completa origem animal.

Mesmo assim, este tipo de alimento consegue nos fornecer uma boa quantidade do nutriente, além de ser também rico em proteínas, magnésio e fósforo;

  •         Espinafre

Sendo um alimento antioxidante e também rico em fibras, o espinafre também consegue ser um ótimo aliado para dietas com cálcio. Para você ter uma ideia, apenas 100 g do alimento consegue conter mais de 150 mg do mineral essencial para os nossos ossos. Além disso, outra característica incrível do espinafre é seu teor de ferro, fazendo com que seja bastante indicado para as pessoas que frequentemente sofrem com a anemia ferropriva.

Felizmente, o espinafre consegue ser comprado e consumido fácilmente;

  •         A linhaça

A linhaça, além de ser uma ótima aliada na vida de pessoas que buscam o emagrecimento saudável, também pode ser de grande ajuda para um cardápio com base em cálcio. Uma porção de 100g deste alimento, por exemplo, pode conter até 200 mg somente de cálcio. Porém, trata-se de um alimento bem calórico e deverá ser consumido sempre com moderação.

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