O que é o cálcio?

O que é o cálcio?

Então você não sabe o que é o cálcio? Tudo bem! Nós da Bonneval vamos fazer você entender e começar a consumi-lo de maneira que te ajude no seu bem estar.

cálcio

Para começar, o cálcio é um mineral que é utilizado frequentemente pelo nosso corpo. Seus dentes e ossos, por exemplo, contém a maior parte do cálcio. Porém, suas células nervosas, sangue, tecidos corporais e outras partes do seu corpo também contém cálcio.

Este mineral está entre os mais importantes para o nosso corpo. Para você ter uma ideia, é exatamente ele que vai ajudar na formação de todos os nossos dentes e ossos de maneira saudável. Logo, um nível adequado de cálcio no corpo durante a nossa rotina diária poderá ajudar contra casos de osteoporose.

– Mas o que é osteoporose?

Vamos lá!

A Osteoporose trata-se de uma doença relacionada a perda acelerada de nossa massa óssea, potencializando ainda mais o envelhecimento e provocando a diminuição na absorção de minerais pelo nosso corpo, aumentando ainda mais a fragilização dos ossos. É desta forma que nosso corpo acaba aderindo a fraturas leves até as mais graves.

Trata-se de um problema que é realmente comum em mulheres logo após a menopausa, uma vez que consiste diretamente em sua massa óssea junto a alterações em sua microestrutura.

O caso aqui é que a osteoporose o deixa mais frágil por diminuir a força da sua estrutura óssea, aumentando ainda mais a probabilidade de se machucar.

Infelizmente, estamos tratando de uma doença quase que muda e que evolui gradativamente. É por conta disso que o consumo de cálcio de maneira regular torna-se tão importante para a prevenção de certos casos.

Para você aproveitar bem a quantidade de cálcio nos alimentos, procure cozinha-los em pequena quantidade o menor tempo possível com água, mantendo cada vez mais o cálcio presente no alimento.

Tenha sempre cuidado com os alimentos ricos em cálcio que você vai consumir. Algumas fibras, por exemplo, como o farelo de trigo e outros alimentos com ácido oxálico acabam se ligando com o cálcio, evitando que ele seja absorvido de maneira natural. É por isso que algumas folhas verdes acabam não sendo consideradas como fonte interessante de cálcio, uma vez que seu corpo não tem capacidade suficiente de absorvê-lo da maneira que deveria.

Como recomendação, tente considerar que a fonte preferida de cálcio será os alimentos dentro do grupo de lácteos. Porém, para pessoas que são veganas ou não podem consumir este alimento, não importando o motivo, deverá procurar uma suplementação adequada de cálcio para evitar seus efeitos colaterais.

Todo o cuidado é pouco na hora de cuidar da suplementação e dieta baseada no consumo de cálcio. O aumento deliberado do mesmo, por exemplo, pode aumentar consideravelmente o risco de pedras nos rins.

As pessoas que acabam não recebendo a quantidade de cálcio o suficiente ao longo do tempo poderão, conforme já dito, desenvolver casos mais graves de osteoporose e outras doenças não tão conhecidas. Quer saber a verdade? De nada vai adiantar se encher de cálcio depois que você adquirir a doença. O ideal é consumir cálcio de maneira saudável e sem trazer nenhum risco para a sua saúde.

Já falando um pouco mais referente aos valores, os mesmos acabam por variar de acordo com idade e sexo, incluindo sempre o nível diário de ingestão para ser o suficiente para antender todas as nossas necessidades nutricionais. Logo, ir para um nutricionista para analisar a porção certa de cálcio diário junto ao leque de opções de alimentos torna-se a primeira opção para começar a cuidar dos seus ossos sendo, sem dúvida nenhuma, uma das partes mais importantes do seu corpo.

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